terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Filme

A História de Brooke Ellison - The Brooke 

Ellison Story

É muito bom começar o ano assistindo um bom filme, porém melhor ainda, quando esse filme nós dá uma pitada a mais de Superação e dê um Acorda Menina (frase da apresentadora Ana Maria Braga).
Vejo que na frase clichê: “Querer é poder”, combina perfeitamente com a mensagem que o filme    A História de Brooke Ellison”, quer nós passar! É claro que, superação é algo que a humanidade vem fazendo e aprendendo a lidar dia após dia desde que, habitou por alguns meses o útero materno (sim, o processo gestacional é um meio de superação). Porém alguns por esquecimento, não lembram que são seres adaptáveis e vencedores desde seu processo embrionário evolutivo. Já outros, colocam em prática o que há na memória de seu DNA e se superam ainda mais!                                                                       
Mas vocês devem estar se perguntando: Pra falar do filme precisa-se de toda essa introdução filosófica?
Então podia até não precisar, mas como o filme é baseado em fatos reais, e sabemos que os seres humanos têm um poder extraordinário de resiliência, achei interessante introduzir neste post, um dos meios filosóficos pessoais que uso, quando um novo desafio físico me é lançado.

“O recomeçar só se torna possível, quando você acredita na sua capacidade”!

Ontem pela primeira fez assisti o filme “A História de Brooke Ellison”- The Brooke Ellison Story, ano 2004 Dirigido por: Christopher Reeve, claro que algumas lagrimas ameaçaram a cair... afinal não tive como evitar cair de para quedas na minha memória emocional...! Porém isso só ocorreu em um único instante, quando a personagem interpretada pela atriz Lacey Chabert, após sofrer um acidente que a fez ficar tetraplégica, abre os olhos pela primeira vez após sair de um coma.
Mas não fiquem vocês pensando que é um daqueles filmes cheios de tristezas banhados em muito chororô.

O filme retrata a superação física de uma menina que por decorrência de um atropelamento, se torna imóvel do pescoço para baixo - tetraplégica aos 11 anos de idade, através de doses de determinação e com a ajuda de sua família (em especial de sua mãe) encontra novas possibilidades de superar condições físicas, barreiras sociais desafiadoras até alcançar na fase adulta a sonhada graduação acadêmica na Universidade de Harvard!

O que mais me chamou a atenção nesse filme, não foi apenas a tetraplegia de Brooke Ellison (não que eu ache isso irrelevante), mas o amor pelo qual essa mãe teve em cuidar, estar junto na reabilitação, acompanhar, abrir mão do seu próprio “eu”, para viver os longos anos de vida acadêmica dessa filha amada. Isso só Deus paga! Apoiou nas mais complexas decisões, acreditando nesse potencial que não cansava de estudar. Ao ponto de morar juntas no Campus da Universidade Harvard, não só para se tornar uma cuidadora, mas com o tempo se tornar cúmplice e amiga.
Sabemos que, quando um membro familiar adoece, a família sofre junto! Eles sofreram, mas foram fortes o bastante, em não deixar transparecer para filha, a dor do sofrimento. Pelo contrario, encontraram forças e acreditaram que a determinação e a competência intelectual dessa filha, a tornaria um dia uma mestrado e palestrante de grande sucesso.



                                           A História de Brooke Ellison
 2004
The Brooke Ellison Story
Dirigido por: Christopher Reeve
90 minutos

Havendo o interesse de assistir o filme completo, têm ele lá no Youtube:



Bom filme, e não se esqueçam da pipoca!
Bjs
Si