Saúde


Pamidronato x Alendronato de Sódio





Muitos que ainda não fazem o uso de bifosfonatos, e outros que pretendem iniciar o tratamento, me perguntam sobre o Pamidronato e o Alendronato de Sódio...
Segue algumasinformações básicas e úteis:
O que são Bifosfonatos?
São medicamentos que atuam na capacidade de aumento da DMO (Densidade Mineral Óssea), agindo na reabsorção óssea aumentando a massa esquelética total, tanto na coluna vertebral   diminuição de fraturas.
A
tualmente comprava-se, que o Pamidronato e o Alendronato de Sódio (ambos bifosfonatos), são as duas medicações, mais eficazes cientificamente no tratamento de Osteogêneses Imperfecta.

Mas quem pode fazer uso dessas medicações?

Pacientes com Osteogêneses Imperfecta que através de pedido médico, apresentam exames clínicos e radiológicos, que comprovem através destes, que precisam fazer uso da medicação. Havendo a solicitação médica, é indicado o bifosfonato adequado de acordo com a idade do paciente.

Qual a diferença do uso do Pamidronato e do Alendronato?

Pamidronato é aplicado quando necessário em pacientes de 0 a 21 anos via SUS (Serviço Único de Saúde) e também pode ser usado. no particular.
Apresentação: Injetável para infusão intravenosa. Frasco ampola.
Procedimentos: O paciente fica internado no hospital e faz uso da medicação no intervalo de 2 em 2 meses, ou de 4 e 4 meses.
Alendronato, quando necessário é usado em pacientes adultos que já saíram da adolescência, e por sua vez, voltam a perder massa óssea ou até mesmo novas fraturas.
Apresentação: Alendronato 70mg com 4 Comprimidos.
Procedimentos: O paciente tomar um comprimido em jejum, com um copo cheio de água. Toma-se um por semana.


O que diz a internet a respeito dos medicamentos:      
http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/pcdt_osteogenese_imperfeita.pdf

http://www.fiocruz.br/oi/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=13&sid=22