quarta-feira, 20 de abril de 2011

Reatech 2011

A Reatech é uma Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitção, Inclusão e Acessibilidade.

Trata-se de um evento que já acontece há 10 anos no Estado de São Paulo, que desde a sua primeira edição, só vem marcando pontos positivos nesse seguimento.
Além de ponto de encontro de todos os anos de seus visitantes, a Reatech dispõe de seminários com os expositores, programações artísticas no Palco, praça de alimentação,  banheiros adaptáveis, serviço de transporte gratuito do - ATENDE http://www.sptrans.com.br/passageiros_especiais/atende.aspx, venda de produtos e serviços destinados para quem possui alguma deficiência ou mobilidade reduzida, e muito mais.
 Há dez anos o termo inclusão e acessibilidade, eram algo desconhecido entre boa parte da população. Somente as PcD (Pessoas com Deficiência) e as PNE (Pessoas com Necessidades Especiais), entendiam e sonhavam com essa realidade. Realidades pela qual, hoje, no ano de 2011, já pode ser notada em alguns pontos da Cidade, muitas vezes de forma tímida, mas já conseguimos ver que algo já foi feito. 
PCD (Pessoa com Deficiência) - É usada para se referir às pessoas que possuem deficiência física, auditiva, visual, intelectual ou múltipla (duas ou mais deficiências).
PNE (Pessoa com Necessidades Especiais) - Se refere a um grupo que inclui idosos, gestantes obesos, pessoas com deficiência e toda pessoa com uma necessidade especial (dificuldade de aprendizado, por exemplo).

O BÚMMMMMM, da conscientização por parte das autoridades políticas, entidades, empresários, profissionais de diferentes setores e da sociedade como um todo, ajudou com que a bandeira fosse levantada.
Segundo o artigo 5°, da Constituição Brasileira de 1988, diz que "Todos nós temos direitos iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza", mas se pensarmos bem será preciso fazer uma ressalva nesse artigo.  Não podemos deixar de considerar que, perante as necessidades, existem exceções, cada pessoa com deficiência é única, e por ser única, seu tratamento através da acessibilidade e de sua inclusão, terão de ser, de formas ímpares!


Pelo 6° ano estive lá para dar uma conferida, e é claro...rs rever bons amigos!


       

Bjos e até a próxima feira!
Si

2 comentários: